segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

COMO RECUPERAR ARQUIVOS APAGADOS DO PC

Quem nunca apagou algum arquivo sem querer?

Vamos te ensinar como recuperar um arquivo apagado acidentalmente. Muita gente não sabe mas é um procedimento bem delicado, precisamos entender bem o procedimento para ter o melhor resultado.

Os arquivos são gravados tanto no HD (hard drive ou disco rígido) ou unidades SSD (solid state drive, drives de estado sólido).

Alguns Sistemas Operacionais, por exemplo o Windows, grava os arquivos em um disco e informações em um índice. Cada índice possui um log, onde consegue corrigir os erros quando desastres apagam arquivos acidentalmente. Porem uma vez que arquivos são apagados ele não poderá ser mais recuperado, nos métodos convencionais, por exemplo, se você gravar um arquivo “test.txt” com o conteúdo “documento teste”. As informações serão gravadas em locais distintos, “documento teste” é uma parte de gravação e a outra parte “teste.txt” no indicie do disco.

Porque estamos explicando isso? Quando você apaga algum arquivo, ele vai para lixeira do seu computador, você vai lá e apaga também da lixeira, ou seja, não existe mais o arquivo no sistema operacional. Porem se você criar um arquivo, a uma grande chance de estragar as informações que estavam lá.

Existem alguns programas que você pode baixar, sendo Recuva e Datarecovery que irão fazer o processo inverso do que citamos acima, recuperando os arquivos. Ou seja, com um disco externo ou pendrive, você irá extrair os arquivos resultados da sua recuperação, é interessante que tenha um disco externo com bastante espaço livre, caso queira extrair muitos arquivos apagados.

Para realizar este procedimento de recuperação de dados, no HD externo, crie pastas com o nome de cada um e execute extraindo os resultados para cada pasta. É importante após o termino abrir uma pasta para ter certeza de que foi concluído com sucesso e recuperado.

É importante lembrar que sempre antes de apagar algum arquivo, você tenha certeza que ele não será mais útil. 

E utilize um software bom para recuperação dos arquivos.



Deixe nos comentários, qual programa para recuperar os arquivos você utiliza!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
Postagem mais antiga Página inicial