sexta-feira, 10 de março de 2017

INTERNET DAS COISAS IOT



Vivemos em um mundo de constante mudança, existe uma demanda para a melhoria do nosso dia a dia, afim de termos mais conforto e praticidade, por isso a tecnologia vem sendo sempre inovada e estamos sempre superando nossos limites. Porém, novas tecnologias hoje podem parecer bizarras aos olhos do público geral e se tornar uma realidade comum no futuro, assim como no passado pareceram estranhas, porém hoje são parte comum de nosso dia a dia. Alguns exemplos são celulares por serem quase computadores, com as televisões de tela fina, HDs (disco rígido) com capacidades de terabytes, câmeras de 120 megapixels e muitos outros como carros, eletrodomésticos e tudo o mais que se pode reinventar para facilitar nossas vidas.

                                   iot1

Porém algo novo está surgindo, aparelhos variados que estão ficando cada vez mais inteligentes, como é o caso da “Internet das Coisas” em inglês “IoT – Internet of Things”, aí você me pergunta, como assim, o que é isso!? Muita calma jovem, vamos lá, Internet das Coisas são aparelhos conectados geralmente a Internet que tem função útil no dia-a-dia, assim como uma planilha de cálculo que se faz presente na vida de algumas pessoas, esses aparelhos também serão presentes diariamente para melhor seu conforto.

Pensemos em nossa geladeira, sempre que acaba uma mercadoria, vamos dizer por exemplo que acabou o leite, você vai até o mercado de sua preferência para comprar mais leite, mas e se esse processo fosse mais interessante e a sua própria geladeira fizesse o pedido por que ela sabe que restava somente mais uma caixa de leite e que quando acabar ela mesma faria o pedido para entregar na sua casa? Bom, é isso que esses aparelhos estão fazendo agora. Eles se conectam automaticamente para fazer com que sua vida que já é corrida fique melhor e menos desgastante. Claro, sempre com suas próprias configurações pessoais para que problemas de cobrança indevida não ocorram.

                                        iot3

É uma revolução tecnológica que está sendo desenvolvida por várias empresas hoje, mas teve início pelo famoso MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) usando Wireless, sinal de radiofrequência chamado RFID, nanotecnologia e inteligência artificial, Bluetooth, NFC entre outros. A questão é sempre conectar esses dispositivos a aparelhos que já existem, até mesmo a veículos móveis para que os mesmos indiquem manutenção quando necessária por exemplo.

No futuro as expectativas dizem que com esses dispositivos as roupas que usamos poderá se moldar ao corpo e também ajustar a temperatura desejada. Um fato é que muito já se fala sobre o assunto, mas estamos somente começando com esse tipo de tecnologia, ainda tem muito por vir, mas será promissor essa nova tecnologia que chegará com tudo nos próximos anos.

                                       iot2

A projeção é que no Brasil de 2017 a 2020 o Brasil movimente uma quantia de bilhões de dólares para trabalhar com IoT, já existem empresas fazendo propaganda de Automação Inteligente no Brasil, mas os aparelhos ainda estão em fase de testes e ainda com receio de aparecer, porém, não há dúvida que as fábricas e serviços do nosso país e mundo utilizarão essa tendência.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial