sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

IOT-“INTERNET DAS COISAS”




Internet of Things cloud icon vector illustration.

O QUE É?

Também conhecida por IoT (Internet of Things), consiste na ideia da fusão do “mundo real” com o “mundo digital”, fazendo com que o indivíduo possa estar em constante comunicação e interação, com outras pessoas ou objetos. O objetivo principal desta tecnologia  é conectar diversos objetos utilizados no dia-dia à Internet, facilitando o cotidiano do homem moderno.

iot-1cloudroad



COMO FUNCIONA ?

O processo pode ser dividido em 3 etapas:
  • RFDI 
Identificação por Rádio Freqüência
  • Sensores
Detectam mudanças na qualidade física dos objetos
  • Nanotecnologia
Pequenos objetos com capacidade de interação se conectam a rede e transmitem informações

Em resumo a  Internet das Coisas reformula  o modo como vemos e interagimos com “todos” os objetos à nossa volta,  através de um  dispositivo de localização e comunicação RFID (identificação por rádio frequência) em um objeto e o dispositivo envia e recebe as informações do objeto, a comunicação acontece por redes wireless onde a informação é enviada e recebida por dispositivos RFID e através de Apis que possibilitam a interação com objetos.

                     dev-iot-700x288



dev-iot-700x288

A INTERNET DAS COISAS NO MUNDO DE HOJE


  • VANTAGENS

Setor Automotivo 

Quando conectado à IoT, o carro transforma dados em percepção acionável, tanto no interior do carro quanto no mundo ao seu redor.

Energia

Por meio da IoT, os vários dispositivos da rede de energia podem compartilhar informações em tempo real para distribuir energia de maneira mais eficiente.

Saúde

Desde vestíveis clínicos até tablets para socorristas e equipamentos de conjunto cirúrgico sofisticado, a IoT está transformando os cuidados de saúde.

Industrias

A tecnologia de IoT permite que as fábricas atuais desbloqueiem a eficiência operacional, otimizem a produção e aumentem a segurança dos funcionários.

Varejo

Para os varejistas, a IoT oferece oportunidades ilimitadas para aumentar as eficiências da cadeia de suprimentos, desenvolver novos serviços e reformular a experiência dos clientes.

Edifícios Inteligentes

A IoT está abordando os crescentes custos de energia, a sustentabilidade e o cumprimento de códigos conectando, gerenciando e protegendo os dispositivos que coletam dados dos sistemas essenciais.

Casas inteligentes

Desde o reconhecimento da sua voz até saber quem está batendo à porta, a tecnologia de IoT está tornando realidade o sonho de uma casa segura e inteligente.

Transporte inteligentes

De carros conectados ou autônomos a transporte inteligente e sistemas de logística, a IoT pode salvar vidas, reduzir o tráfego e minimizar o impacto dos veículos no meio ambiente.

  • DESVANTAGENS

Privacidade, segurança e confidencialidade de dados a  aceitação do público para a Internet das Coisas irá  acontecer quando as soluções de segurança existentes tiverem uma maior maturidade.

Concluímos que a Internet das Coisas são todos os dispositivos ligados entre si, numa rede em que é possível recolher informação em tempo real.

                            internetofthings

internetofthings

IOT E O FUTURO DE UM MUNDO INTERCONECTADO

internet-das-coisas-txt-8

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial