quarta-feira, 3 de setembro de 2014

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Especialistas em Marketing digital, profissionais procurados e necessários, confira a matéria:


Como PMEs podem melhorar presença no mundo online

Especialista em marketing digital lista quatro pilares que ajudam esses empreendedores a traçarem estratégias nessa área.

A divulgação de uma marca na internet, essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, pode parecer fácil. Mas alguns erros comuns podem comprometer os resultados do investimento. A elaboração de uma estratégia efetiva de marketing digital exige técnica e orientação especializada.
Como existem diversas tecnologias e canais no mundo online, nem sempre pequenos e médios empreendedores conseguem consolidar uma estratégia simples e eficiente. E quando o fazem, podem encontrar dificuldades na execução.
"Afinal, é preciso conhecimento e tempo para gerar conteúdo, gerenciar canais digitais, dominar as tecnologias e entender as práticas já existentes no mundo online", afirma José Geraldo de Barros Coscelli, CEO da ReachLocal Brasil, empresa global de marketing digital com foco em soluções para pequenas e média empresas (PMEs).
Segundo Coscelli, com o suporte de empresa especializada, esses empreendedores podem realizar um trabalho eficaz, com custo compatível com seu orçamento e que contemple os pilares básicos para garantir o sucesso das ações digitais. Veja abaixo cinco dicas do executivo para traçar estratégias nessa área.
1. Identidade digital 
É preciso criar, melhorar ou definir a identidade digital do pequeno e médio empreendedor. São características que o diferenciam dos concorrentes e devem refletir, de forma simples e objetiva, quem ele é, quais produtos e serviços oferecem, onde está localizado e como o consumidor pode contatá-lo. A forma como a empresa é reconhecida na internet deve estar presente em todos os seus canais na web, como blogs, sites e redes sociais.
2. Conteúdo 
A qualidade do conteúdo veiculado nos canais online interfere diretamente no tráfego dos perfis na web. O melhor conteúdo é o que vai ao encontro do que o consumidor está procurando. É necessário conhecer seu público e alimentar suas páginas com temas de interesse dele, apresentados com clareza e simplicidade.
Serviços especializados apoiam o empreendedor local na tarefa de identificar a melhor maneira de mostrar seus produtos e serviços por meio dos diversos canais online, trazendo maior engajamento na internet.
3. Tráfego 
A definição da melhor estratégia para gerar tráfego nos canais da empresa na web é fundamental para trazer o maior número possível de consumidores online interessados nos produtos e serviços ofertados.
Nesse aspecto, diferentemente do marketing tradicional, em que custa muito caro aparecer para grande volume de pessoas, o marketing digital é mais acessível. Em diversos canais online, é possível atingir, com menor custo, consumidores diretamente interessados nos produtos e serviços oferecidos e localizados na região de atuação da empresa.
4. Mensuração 
Um dos grandes benefícios do marketing digital é oferecer a possibilidade de mensurar o retorno do investimento (ROI). Há tecnologia disponível para medir os resultados de todas as ações realizadas.
A ferramenta permite comprovar se a ligação por telefone foi gerada após clique no site ou outro canal da internet ou se o e-mail enviado pelo consumidor, pedindo alguma informação, originou-se de uma visita ao site, por exemplo.
Com a contratação de uma empresa especializada – por valores que podem ir de R$ 500 a R$ 3 mil mensais –, os pequenos e médios empresários evitam erros comuns ao usar a internet. Entre eles, apostar em ações isoladas que não contemplem os quatro pilares já mencionados, não realizar o monitoramento constante dos resultados por falta de tempo do empresário ou acreditar que domina a tecnologia envolvida, quando os conhecimentos exigidos são maiores para garantir o sucesso das ações de marketing.
Por meio da elaboração de uma estratégia completa e bem orientada, é fácil e possível para a empresa seguir um caminho bem-sucedido para ampliar sua presença no mundo digital e desfrutar dos benefícios que ele oferece ao seu negócio.
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