sexta-feira, 13 de junho de 2014

6 dicas de Windows 8 para você ficar craque no sistema

Quem instalou o Windows 8 no computador certamente reparou nas dezenas de mudanças visuais que o S.O. traz. A troca de posição de algumas funcionalidades básicas do sistema acabou tornando a execução de algumas tarefas simples um verdadeiro pesadelo para muitas pessoas.


dicas de windows 8

Se você adquiriu o novo sistema operacional da Microsoft e ainda está tendo muito dificuldade para encontrar os itens desejados, certamente vai curtir as dicas apresentadas abaixo. Com elas, você aprende alguns macetes simples que podem tornar sua experiência com o Windows 8 bem mais agradável.


Tela Inicial: a vilã?
Sem dúvida, uma das grandes dificuldades enfrentadas por quem utiliza o Windows 8 pela primeira vez é a utilização da Tela Inicial. Além de reunir todas as aplicações instaladas no computador, como o antigo Menu Iniciar, a nova interface também permite visualizar rapidamente informações como previsão do tempo, cotação do dólar e situação da bolsa de valores, por exemplo.

Tela Inicial: a vilã?

O problema é que nem sempre o que é exibido primeiro na Tela Inicial é o mais importante para você. Por isso, organizar os tiles (miniaturas) na interface pode tornar o acesso às suas aplicações preferidas bem mais simples.

Botão direito do mouse
O Windows 8 também possui um menu de contexto com diversas opções de configuração para os apps executados em tela cheia. Para visualizá-lo, é só clicar com o botão direito do mouse em qualquer área da interface do programa.

Botão direito do mouse

Além das tradicionais “Copiar” e “Colar”, é possível conferir também algumas opções mais avançadas. Como o Windows 8 é focado no conceito de interface leve e limpa, muitos desenvolvedores optam em esconder alguns botões nessa barra de ferramentas, deixando a tela dos aplicativos com mais espaço para o conteúdo.

Charms Bar
Outro recurso do Windows 8 que ajuda a “esconder” um pouco as configurações das aplicações e do próprio sistema é a Charms Bar, uma barra de ferramentas lateral presente no SO. Ela pode ser acessada utilizando o atalho “Tecla do Windows + C” ou posicionando o cursor do mouse no canto inferior direito da tela.

Charms Bar

Embora a forma de acessar a Charms Bar seja sempre a mesma, as funcionalidades exibidas mudam de acordo com a aplicação em evidência. Por exemplo, se você estiver na Tela Inicial, a opção “Configurações” da barra lateral mostra algumas preferências para personalizar a tela do seu computador.

Porém, se a mesma opção for acessada com o app “Música” em execução, as configurações exibidas dizem respeito ao reprodutor de música do Windows 8. É uma forma que a Microsoft encontrou de substituir a barra de ferramentas exibida por padrão nas aplicações.

Navegando pelas aplicações
Uma dificuldade bem comum para quem está utilizando o Windows 8 pela primeira vez é navegar pelas aplicações em tela cheia sem utilizar o atalho “Alt + Tab”. Para alternar entre os apps em execução, basta posicionar o mouse no canto superior esquerdo da tela e clicar sobre a janela que deseja abrir.

IE²
Se você já tentou utilizar o Internet Explorer 10 no Windows 8, certamente se deparou com a versão em tela cheia do navegador. Apesar de ser uma experiência bem diferente, navegar pelos seus sites preferidos utilizando a última versão do IE pode não ser muito agradável, uma vez que o aplicativo ainda não possui suporte a todos os plugins.

IE²

Felizmente, a Microsoft oferece uma versão desktop do Internet Explorer 10 para você utilizar no Windows 8. Para acessá-lo, é só clicar no ícone do navegador presente na Área de trabalho do sistema. Isso fará com que o programa seja executado no modo “normal” e com todos os recursos ativos.

Personalização
A forma de personalizar o Papel de parede da Área de trabalho e as cores da janela continua o mesmo no Windows 8. Mas e os novos recursos? Como deixar a Tela Inicial com outra cor ou outro plano de fundo?

Personalização

Tudo isso pode ser feito pelo novo Painel de Controle do sistema operacional. 

As dicas acima são apenas uma forma de apontar o caminho mais fácil para quem ainda está um pouco perdido nos recursos e telas do Windows 8.


Compartilhado por: Prof. Bruno Bertani
fonte: Tecmundo
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial