quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sobram vagas de TI no Brasil


O estado atual do mercado
A falta de mão de obra qualificada em alguns setores da economia tem sido motivo de grande preocupação por parte das empresas. Em outras épocas, a oferta de mão de obra sempre era superior a demanda, porém, hoje o mercado se depara com um novo cenário. Um exemplo disso são alguns cargos ligados à tecnologia da informação.
A origem da escassez de profissionais qualificados e preparados para ocuparem alguns cargos ligados a área de informática está na educação. Um estudo revela que cerca de 82% dos alunos de TI abandonam o curso antes de sua conclusão. O que motiva a desistência, além de motivos comuns como falta de motivação e problemas financeiros, está a dificuldade dos estudantes com matérias como matemática e lógica. Outro agravante é que muitos dos que terminam a faculdade acabam não chegando ao mercado de trabalho. Isto ocorre devido às constantes mudanças e novidades no setor da informática, o que faz com que aqueles profissionais que não se atualizem tornem-se despreparados para este mercado.
Especula-se que cerca de 92 mil vagas de emprego no setor da tecnologia da informação estejam disponíveis atualmente. Com a proximidade de eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas, este número pode dobrar nos próximos anos. Assim como outras áreas da economia, o mercado de informática exige, além de conhecimento teórico e prático, inglês fluente. O profissional que atua nesta área lida diariamente com ferramentas em língua estrangeira além de muitas vezes ter que se relacionar com pessoas de outros países.
O que as empresas estão fazendo para contornar a situação
Encontrar mão de obra qualificada tem feito com que muitas empresas inovem na maneira de buscar o profissional desejado. Para tentar diminuir a escassez de profissionais que atendam a suas necessidades, muitas empresas têm estreitado suas relações com as universidades. Desta forma, é possível preparar melhor um estudante para que ele esteja pronto para atender as demandas do mercado. Outra estratégia adotada por algumas companhias é a de treinar seus próprios funcionários. Como a oferta de mão de obra é baixa, a solução tem sido oferecer cursos de especialização para funcionários da própria empresa.
Este novo cenário em que se encontra o mercado fez com que uma prática comum entre jovens profissionais brasileiros se invertesse. Anos atrás, profissionais recém formados iam para o exterior em busca de melhores condições de trabalho e maiores salários. Hoje em dia, muitos dos que estavam fora do Brasil estão voltando para assumir cargos que oferecem altos salários e estabilidade profissional. Além disso, profissionais de diferentes nacionalidades tem buscado o mercado brasileiro devido as oportunidades em alta e a valorização do real em relação a outras moedas como o dólar.
Empresas e profissionais devem se adequar o mais rápido possível para este novo cenário. Principalmente no que diz respeito ao mercado da tecnologia da informação, as empresas devem oferecer condições e atrativos que façam com que os profissionais se sintam cada vez mais empenhados em se especializar e crescer dentro desta área tão dinâmica e importante para a economia.
Fonte: http://www.ceviu.com.br/blog/info/artigos/sobram-vagas-de-ti-no-brasil
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial